ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN

Autores

  • Sueli Herculiani Instituto Florestal
  • Marilda Rapp de Eston Instituto Florestal
  • Waldir Joel de Andrade Instituto Florestal
  • Cristiane Incau Pinto Pimentel Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.2009212227

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, conscientização, meio-ambiente, monitoria

Resumo

O Parque Estadual Alberto Löfgren - PEAL é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com 174 ha, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, que recebe uma enorme quantidade de público visitante. Os objetivos deste trabalho foram identificar e sistematizar as informações sobre educação ambiental do PEAL, avaliar e delinear estratégias para o parque e áreas de entorno, visando ao planejamento, à estruturação, ao monitoramento e à avaliação das ações educativas que possam auxiliar o manejo dessa Unidade de Conservação. Foi realizado um levantamento das trilhas e atrativos utilizados nas atividades de Educação Ambiental, perfil do visitante, número de monitores ambientais, material de divulgação, cursos oferecidos e parceiras. São fornecidas propostas para a melhoria do programa de Educação Ambiental, construídas a partir do diagnóstico, de revisão bibliográfica, dos resultados das discussões das Oficinas para a elaboração do Plano de Manejo desse parque e de entrevista realizada com o gestor dessa Unidade de Conservação. Concluiu-se que o programa de Educação Ambiental desse parque não apresenta uma política definida ou uma diretriz estabelecida.

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Publicado

2009-12-01

Como Citar

HERCULIANI, S.; ESTON, M. R. de; ANDRADE, W. J. de; PIMENTEL, C. I. P. ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN. Revista do Instituto Florestal, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 227–242, 2009. DOI: 10.24278/2178-5031.2009212227. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/227. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos