LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA DA MATA ATLÂNTICA DE ENCOSTA NA FAZENDA FAXINAL PARA FINS DE MANEJO NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.24278/2178-5031.199241347Palavras-chave:
estrutura, uso múltiplo, manejo naturalResumo
Este trabalho, que está sendo realizado através de convênio entre a Universidade Regional de Blumenau e a Florestal RH Ltda., faz parte do Programa "Uso Múltiplo, Por Manejo Natural, dos Recursos Naturais da Fazenda Faxinai" . A Fazenda Faxinai, com área de 228 ha, está situada na região sul do município de Blumenau em altitudes que variam de 480 a 950 m.n.m. É coberta pela Mata Atlântica de encosta. O levantamento da estrutura da mata na Fazenda Faxinai faz parte de um amplo programa que visa ao fornecimento de subsídioscientíficos e técnicos para um plano de exploração econômica dos recursos florestais na forma de manejo natural. Para o levantamento da estrutura da mata foi utilizado, basicamente, o Método das Parcelas de BR-AWN-BLANQUET (1966), que foi adaptado às condições fisiográficas da área. Este trabalho mostra alguns aspectos da estrutura da Mata Atlântica de encosta da Fazenda Faxinai, tais como: freqüência, abundância e dominância, absolutas e relativas, e o I.V.I. (Índice de Valor de Importância) das espécies levantadas .
Downloads
Referências
BRAWN-BLANQUET, J., 1966. Plantsociology: the study of plants communities, fac-símile da edição de 1932, New York, HafnerPress: London, MacMillan Publishing Co.
HERING, K.; LONGO, A. N.; MERIZIO, D. Árvores gemuladas no manejo natural. 6º Congresso Flores tal Brasileiro. Campos do Jordão, 1990.
KLEIN, R. M. Ecologia da flora e vegetação do Vale do ltajai. Sellowia n. 32, HBR, 1980.
KLEIN, R. M. Mapa fitogeográfico de Santa Catarina. Flora Ilustrada Catarinense, V parte. Herbário Barbosa Rodrigues, ltajaí, 1978.
VELOSO, H. P.; KLEIN, R. M., 1957. As comunidades e associações vegetais da Mata Pluvial do Sul do Brasil. 1-As Comunidades do Município de Brusque, SC. Sellowia 8.