MAPEAMENTO DAS VISITAS ESCOLARES E OUTRAS ATIVIDADES DE USO PÚBLICO NAS ÁREAS PROTEGIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.24278/2178-5031.202032102Palavras-chave:
Unidades de Conservação, Educação Ambiental, VisitaçãoResumo
O uso público, uma das funções das áreas protegidas, tem um papel importante nas relações sociedade-natureza e grande potencial educativo, especialmente por meio das visitas escolares. Assim, o objetivo deste artigo é mapear quais áreas protegidas do Estado de São Paulo realizam visitas escolares monitoradas e outras atividades de uso público. Entre 2014 e 2015, gestores responderam questionários que permitiram mapear áreas protegidas do Instituto Florestal e da Fundação Florestal que desenvolvem atividades de uso público. Em 73% das 68 áreas protegidas pesquisadas são realizadas atividades de uso público e em 66% há visitas escolares. Foram confeccionados mapas indicando quais são estas áreas, que consistem em sua maioria em Parques Estaduais e estão localizadas principalmente no litoral, sendo que a região noroeste do Estado de São Paulo é a que possui a menor incidência destas atividades. Conclui-se que as atividades educativas de uso público são expressivas no estado de São Paulo. Desse modo, programas de visitação têm sido mantidos por boa parte das áreas protegidas do Estado e devem ser valorizados, pois podem ser um meio relevante para que a população, inclusive estudantes, tenha acesso e reconheça a existência das mesmas.
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