A EFICÁCIA DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL PARA PROFESSORES NUMA ÁREA NATURAL - ESTAÇÃO ECOLÓGICA DOS CAETETUS - SP
DOI:
https://doi.org/10.24278/2178-5031.199681675Palavras-chave:
educação ambiental não formal, cursos, avaliação, áreas naturais, Estação Ecológica dos Caetetus, atitudes, sensibilização, professoresResumo
Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a eficácia do curso "Abordagem multidisciplinar em educação ambiental para professores de 1° e 2° graus", quanto ao aumento de conhecimentos e mudança de valores sobre a temática ambiental e a Estação Ecológica dos Caetetus. O público meta da pesquisa incluiu 35 professores de 1° e 2° graus das escolas de seis municípios da região. Os dados foram levantados por meio de avaliações diárias; da aplicação de pré e pós-testes; da elaboração de planos de aula e da aplicação de questionários quatro meses após o curso. Os resultados indicaram a eficácia do curso como estratégia educacional para aumento de conhecimentos e mudanças de valores e atitudes de conservação e valorização do meio ambiente da Estação Ecológica. Observou-se que os professores adaptaram, criaram e implantaram atividades educativase expressaram interesse e necessidade de aprofundamento de conhecimentos em educação ambiental. Os professores tomaram-se agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso, disseminando idéias conservacionistas a seus alunos e colegas. Os resultados confirmam a importância de cursos de educação ambiental não formal para o enriquecimento da educação formal e a valonzação e proteção das áreas naturais.
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