A EFICÁCIA DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL PARA PROFESSORES NUMA ÁREA NATURAL - ESTAÇÃO ECOLÓGICA DOS CAETETUS - SP

Autores

  • Marlene Francisca Tabanez Instituto Florestal
  • Suzana Machado Padua Instituto Florestal
  • Maria das Graças de Souza Instituto de Pesquisas Ecológicas

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.199681675

Palavras-chave:

educação ambiental não formal, cursos, avaliação, áreas naturais, Estação Ecológica dos Caetetus, atitudes, sensibilização, professores

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a eficácia do curso "Abordagem multidisciplinar em educação ambiental para professores de 1° e 2° graus", quanto ao aumento de conhecimentos e mudança de valores sobre a temática ambiental e a Estação Ecológica dos Caetetus. O público meta da pesquisa incluiu 35 professores de 1° e 2° graus das escolas de seis municípios da região. Os dados foram levantados por meio de avaliações diárias; da aplicação de pré e pós-testes; da elaboração de planos de aula e da aplicação de questionários quatro meses após o curso. Os resultados indicaram a eficácia do curso como estratégia educacional para aumento de conhecimentos e mudanças de valores e atitudes de conservação e valorização do meio ambiente da Estação Ecológica. Observou-se que os professores adaptaram, criaram e implantaram atividades educativase expressaram interesse e necessidade de aprofundamento de conhecimentos em educação ambiental. Os professores tomaram-se agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso, disseminando idéias conservacionistas a seus alunos e colegas. Os resultados confirmam a importância de cursos de educação ambiental não formal para o enriquecimento da educação formal e a valonzação e proteção das áreas naturais.

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Publicado

1996-06-13

Como Citar

TABANEZ, M. F.; PADUA, S. M.; SOUZA, M. das G. de. A EFICÁCIA DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL PARA PROFESSORES NUMA ÁREA NATURAL - ESTAÇÃO ECOLÓGICA DOS CAETETUS - SP. Revista do Instituto Florestal, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 71–88, 1996. DOI: 10.24278/2178-5031.199681675. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/675. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos