PRODUÇÃO E MANEJO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS NATIVAS NA DURAFLORA S.A., EM LENÇÓIS PAULISTA - SP
DOI:
https://doi.org/10.24278/2178-5031.199243729Palabras clave:
Silvicultura, essências nativas, mudas, produção de mudasResumen
São apresentadas informações sobre a produção e manejo de trinta espécies florestais nativas, obtidas a partir de trabalhos iniciados em 1985, na Fazenda Rio Claro, da DURAFLORA SA, em Lençóis Paulista - SP. As informações constam de nome vulgar e científico da espécie, beneficiamento pós-colheita das sementes, tratamento pré-semeadura, profundidade e época de semeadura, mudança de embalagem e manejo. São descritas as etapas de produção e manejo das mudas no viveiro. A capacidade instalada é de 100 mil mudas por ano, distribuídas em mais de 60 espécies. Os dados do presente trabalho referem-se a espécies selecionadas em função da utilidade para produção de madeira, alimentação de fauna, como pioneira, como melífera, para arborização e paisagismo, como frutífera e outros usos. As mudas são destinadas ao enriquecimento de matas ciliares, recuperação de áreas degradas nas várias fazendas da região e doações ao programa comunitário de paisagismo e educação ambiental.
Descargas
Citas
CARPANEZZI, A A Estudos básicos sobre a Ecologia da Floresta Tropical Latifoliada Semidecídua e Formações Anexas na Região de Lençóis Paulista, SP, relatório final de estágio, DURAFLORA S.A., 1975.
CARPANEZZI, A A; COSTA, L. G. S.; KAGEYAMA, P. Y. & CASTRO, C. F. A Espécies Pioneiras para Recuperação de Áreas Degradadas: A Observação de Laboratórios Naturais. In: Congresso Florestal Brasileiro, Campos do Jordão, SP, 1990. Anais, p. 216-221.
MAZZILLI, M. Relatório sobre a Produção de Mudas de Espécies Nativas no Núcleo Florestal de Lençóis Paulista, Lençóis Paulista - SP, 1990, iwst.
SANCHOTENE, M. do C. C. Frutíferas Nativas Úteis à Fauna na Arborização Urbana, 2. ed., Porto Aleqra, Ed. Sagra, 1989,306 p. iwst.
SANTOS, E. Nossa Madeira, 19. ed., Belo Horizonte, Ed. Itatiaia Ltda., 1987, 314 p., iwst.