AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO DA FLORESTA DE AVARÉ

Autores/as

  • Hideyo Aoki Instituto Florestal
  • Paulo H. Santos Instituto Florestal

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.199572769

Palabras clave:

avaliação, Floresta de Avaré, programa de uso público

Resumen

Fez-se uma análise dos subprogramas Educação Ambiental, Interpretação da Natureza, Lazer, Relações Públicas e Formação de Pessoal, utilizando-se questionários, entrevistas, observação sistemática, registro de freqUência de alunos e outras, visando avaliar o cumprimento das metas propostas. Verificou-se que : a) as estratégias utilizadas são a Trilha do Ribeirão Lageado , o Centro Cultural, o Viveiro, a Area de Recreação, as Datas Comemorativas e o Projeto de Arborização da Rodovia SP-255; b) a abertura da trilha ao público em geral deve ser efetuada com o máximo cuidado, a fim de evitar a sua degradação irreversível; c) o projeto de arborização da rodovia SP-255 complementa as atividades desenvolvidas na unidade e promove a participação ativa dos alunos; d) a viabilização da abertura do Centro Cultural ao usuário da área de lazer, deve atingir pessoas de diversas faixas etárias; e) a realização de atividades de educação ambiental em datas comemorativas, juntamente com entidades ambientalistas, órgãos públicos e empresas, tem se constituído num dos principais meios de conscientização da comunidade; t) a melhoria da infraestrutura, bem como a formação de pessoal para atendimento da comunidade, são fundamentais na consecução dos objetivos propostos; e g) a avaliação é um instrumento que permite detectar eventuais falhas ou necessidades de um determinado subprograma e melhorar a eficiência e a eficácia do programa de uso público.

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Citas

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Publicado

1995-12-13

Cómo citar

AOKI, H.; SANTOS, P. H. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO DA FLORESTA DE AVARÉ. Revista del Instituto Forestal, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 253–258, 1995. DOI: 10.24278/2178-5031.199572769. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/769. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Científicos