ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA

Autores

  • Sueli Herculiani Instituto Florestal
  • Marilda Rapp de Eston Instituto Florestal
  • Waldir Joel de Andrade Instituto Florestal
  • Cristiane Incau Pinto Pimentel Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.2010221252

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, conscientização, meio ambiente, monitoria

Resumo

O Parque Estadual da Cantareira – PEC é uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, com 7.900 ha, localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Os objetivos deste trabalho foram identificar e sistematizar as informações sobre as atividades de Educação Ambiental do PEC, avaliar e delinear estratégias para o parque e áreas de entorno, visando ao planejamento, à estruturação, ao monitoramento e à avaliação das ações educativas que possam auxiliar o manejo e conservação dessa Unidade de Conservação. Foi realizada uma análise do perfil do visitante, número de monitores ambientais e sua formação e treinamento, material de divulgação, cursos oferecidos, trabalhos realizados com escolares e comunidades do entorno e parcerias estabelecidas. São fornecidas propostas para a melhoria do programa de Educação Ambiental. Concluiu-se que o programa desse parque não apresenta uma política definida ou uma diretriz estabelecida.

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

HERCULIANI, S.; ESTON, M. R. de; ANDRADE, W. J. de; PIMENTEL, C. I. P. ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA. Revista do Instituto Florestal, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 93–109, 2010. DOI: 10.24278/2178-5031.2010221252. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/252. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos