A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI, SÃO PAULO, SP

Autores

  • Simone Cristina da Silva Di Pietro Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Luísa Bonazzi Palmieri Instituto de Pesquisas Ambientais. Estação Experimental de Tupi
  • Natália Ferreira de Almeida Instituto de Pesquisas Ambientais. Unidade Horto Florestal

DOI:

https://doi.org/10.24278/rif.2024.36e939

Palavras-chave:

Práticas educativas, Meio ambiente, Educação museal

Resumo

Considerando o potencial dos museus em geral e, em especial, dos museus de ciência, como espaços de educação ambiental, é importante discutir se as finalidades institucionais e as práticas educativas realizadas nesses espaços contemplam a dimensão da educação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de caracterizar e analisar as finalidades institucionais e as práticas do Museu Florestal Octávio Vecchi e, a partir dessas análises, elaborar uma proposta de aspectos teóricos e práticos a serem considerados no desenvolvimento da educação ambiental no referido museu, localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo – SP. Foi realizada a análise documental das fontes primárias do acervo da Biblioteca do antigo Instituto Florestal e do acervo Museu Florestal Octávio Vecchi e realizada a observação de práticas educativas desenvolvidas no museu. Constatou-se que sempre houve uma preocupação com o patrimônio natural, em atividades com a comunidade local, no reforço na identidade local e como instituição. Nas visitas observadas foram identificadas práticas de educação ambiental nas suas macrotendências pragmática e conservacionista, enfatizando a preservação das florestas e a reciclagem. Destacou-se, pois, a importância de uma equipe fixa no serviço educativo, de maior integração entre as equipes de mediação do Museu Florestal e do parque no qual está inserido e de ampliação das parcerias para um trabalho de educação ambiental em uma perspectiva crítica.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

DI PIETRO, S. C. da S.; PALMIERI, M. L. B.; ALMEIDA, N. F. de. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI, SÃO PAULO, SP. Revista do Instituto Florestal, São Paulo, v. 36, p. 1–15, 2024. DOI: 10.24278/rif.2024.36e939. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/939. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos