A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI, SÃO PAULO, SP

Autores/as

  • Simone Cristina da Silva Di Pietro Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Luísa Bonazzi Palmieri Instituto de Pesquisas Ambientais. Estação Experimental de Tupi
  • Natália Ferreira de Almeida Instituto de Pesquisas Ambientais. Unidade Horto Florestal

DOI:

https://doi.org/10.24278/rif.2024.36e939

Palabras clave:

Práticas educativas, Meio ambiente, Educação museal

Resumen

Considerando o potencial dos museus em geral e, em especial, dos museus de ciência, como espaços de educação ambiental, é importante discutir se as finalidades institucionais e as práticas educativas realizadas nesses espaços contemplam a dimensão da educação ambiental. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de caracterizar e analisar as finalidades institucionais e as práticas do Museu Florestal Octávio Vecchi e, a partir dessas análises, elaborar uma proposta de aspectos teóricos e práticos a serem considerados no desenvolvimento da educação ambiental no referido museu, localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo – SP. Foi realizada a análise documental das fontes primárias do acervo da Biblioteca do antigo Instituto Florestal e do acervo Museu Florestal Octávio Vecchi e realizada a observação de práticas educativas desenvolvidas no museu. Constatou-se que sempre houve uma preocupação com o patrimônio natural, em atividades com a comunidade local, no reforço na identidade local e como instituição. Nas visitas observadas foram identificadas práticas de educação ambiental nas suas macrotendências pragmática e conservacionista, enfatizando a preservação das florestas e a reciclagem. Destacou-se, pois, a importância de uma equipe fixa no serviço educativo, de maior integração entre as equipes de mediação do Museu Florestal e do parque no qual está inserido e de ampliação das parcerias para um trabalho de educação ambiental em uma perspectiva crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, n. 248, 23 dez. 1996, Seção 3. p. 1.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 79, 28 abr. 1999. Seção 1, p. 2.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. 2009. Diário Oficial da União, n. 10, 15 jan. 2009. Seção 1, p. 1.

DELICADO, A. Para que servem os museus científicos? Funções e finalidades dos espaços de musealização da ciência. In: VIII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8., 2004, Coimbra. Anais... Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4545430>. Acesso em: 07 jun. 2024.

GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, 2005. p. 1-11.

GOHN, M.G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 11-25, 2006. Disponível em: < <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/694>. Acesso em: 07 jan. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM. Portaria Ibram nº 605, de 10 de agosto de 2021. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal - PNEM e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 153, 13 ago. 2021, Seção: 1, p. 91.

LAMIN-GUEDES, V. Temática socioambiental em museus de ciências: educação ambiental e a educação científica. Ambiente & Educação, v. 22, n. 1, p. 77-95, 2017. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6103>. Acesso em: 02 jan. 2024.

LAYRARGUES, P.P; LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2024.

LIMA, G. F. C.; TORRES, M. B. R.; REBOUÇAS, J.P.P. A educação ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 5, p. 117-131, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13965>. Acesso em: 09 jan. 2024.

LONKHUIJZEN, D.M.V; VARGAS, I.A.; ZANON, A.M.; WIZIACK, S.R.C. Educação Ambiental e museus: janelas epistemológicas do passado, presente e futuro. Interações, v. 23, n. 3, p. 617-634, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/inter/a/RRH9BXCsZ3PjQz8FH9q6bZD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 08 jan. 2024.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARANDINO, M. Educação em Museus de História Natural: possibilidades e desafios de um programa de pesquisa. Enseñanza de las ciências: revista de investigación y experiências didáctica, v.1, n. extra, p. 1-4, 2005. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp48edumus.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2024.

MARANDINO, M.; IANELLI, I.T. Modelos de Educação em Ciências em Museus: análise da visita orientada. Revista Ensaio, v. 14, n. 1, p. 17-33, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/DXhB5vwtbc5p4STKLJKbnkK/?lang=pt>. Acesso em: 02 jan. 2024.

MEYER, G.C.; MEYER, G.C. Educação Ambiental em Museus de Ciência: diálogos, práticas e concepções. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 70–86, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1822>. Acesso em: 02 jan. 2024.

PALMIERI, M.L.B; MASSABNI, V.G. As contribuições das visitas em áreas protegidas para a educação escolar. Ambiente & Sociedade, v. 23, p. 1-18, 2020. Acesso em: 09 jan. 2024. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/asoc/a/XNzVqjQW4sLB3PZCNPMx7Sk/?lang=pt>. Acesso em: 09 jan. 2024.

POSSAMAI, Z.; FARIA, A.C.G. Da educação em museus à educação museal: ideias, políticas e metodologias no Brasil. In: GRAEFF, L.; CONSTANTE, R.S. (Org.). Educação para as artes, para as culturas e para o patrimônio. Canoas, RS: Ed. Unilasalle, 2020. p. 44-54. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/217706?locale-attribute=en>. Acesso em: 08 jan. 2024.

PRIEDOLS, E. O Museu Florestal Octávio Vecchi: trajetória e contribuição para a história ambiental brasileira. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/items/ea0cc314-8071-48a8-aafe-a745eff3a63c>. Acesso em: 03 jan. 2024.

RODRIGUEZ, I.B.; CAMPOS, M.T. La educación ambiental en el museo de historia natural: un studio di caso sobre las acciones educativas para el publico visitante. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 3, p. 537-561, 2022. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_6_ex1868_629.pdf/>. Acesso em: 09 jan. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Plano de Manejo do Parque Estadual Alberto Löfgren. Secretaria do Meio Ambiente. Instituto Florestal. Parque Estadual Alberto Löfgren, 2010. 712 p. Disponível em: <http://s.ambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/Plano_de_Manejo_PE_Alberto_Lofgren_.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 16.260, de 29 de junho de 2016. Autoriza a Fazenda do Estado a conceder a exploração de serviços ou o uso, total ou parcial, de áreas em próprios estaduais que especifica e dá outras providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo, v. 126, n. 120, 30 jun. 2016, Seção I, p. 1.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 17.293, de 15 de outubro de 2020. Estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo, v. 130, n. 205, 16 out. 2020. Seção I, p. 1.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 65.796, de 16 de junho de 2021. Reorganiza, sob a denominação de Instituto de Pesquisas Ambientais, as unidades que especifica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo, v. 131, n. 116, 17 jun. 2021. Seção I, p. 1.

SÃO PAULO (Estado). Anexo I - Área de concessão. Edital de Concorrência Internacional nº 01/2021 para a Concessão de Uso de Bem Público da Área da Concessão, correspondente à parcela territorial contida dentro dos limites do Parque Estadual Alberto Löfgren e do Parque Estadual da Cantareira. 2021. Disponível em https://www.parcerias.sp.gov.br/Parcerias/Projetos/Detalhes/132. Acesso em: 22 mar. 2024.

STUDART, D. Um panorama dos museus que trabalham com a questão ambiental no Brasil. In: CHAGAS, M.; STUART, D.; STORINO, C. (Org.). Museus, biodiversidade e sustentabilidade ambiental. Rio de Janeiro: Epirógrafo Editorial: Associação Brasileira de Museologia, 2014. p. 108-120.

TOLEDO, R.F.; PELICIONI, M.C.F. A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi. Práxis Educativa, v. 1, n. 2, p. 57-64, 2006. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/286>. Acesso em: 06 jan. 2024.

UNESCO. Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, suas Diversidades e seu papel na Sociedade. Paris, 2015. Disponível em: <http://www.icom.org.br /wp-content/uploads/2017/05/RecomendacaoProtecaoMuseuse Colecoes.pdf>. Acesso em 02 de ago. 2021.

URBIA. Quem somos – Sobre o Urbia Parques. Disponível em: <https://www.urbiaparques.com.br/>. Acesso em: 09 jan. 2024.

VASCONCELLOS, M.M.N. GUIMARÃES, M. Educação ambiental e educação em ciências: um esforço de aproximação em um museu de ciências – MAST. Ambiente & Educação, v. 11, p. 165-173, 2006. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/775>. Acesso em: 10 jan. 2024.

Publicado

2024-07-01

Cómo citar

DI PIETRO, S. C. da S.; PALMIERI, M. L. B.; ALMEIDA, N. F. de. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI, SÃO PAULO, SP. Revista del Instituto Forestal, São Paulo, v. 36, p. 1–15, 2024. DOI: 10.24278/rif.2024.36e939. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/939. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Científicos