ESTUDOS FITOSSOCIOLÓGICOS EM UMA ÁREA DO INSTITUTO DE BOTÂNICA DE SÃO PAULO UTILIZADOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.24278/2178-5031.199241307Palabras clave:
fitossociologia, sucessão, educação ambientalResumen
Foi realizado um estudo fitossociológico em trechos de mata degradada no Parque Estadual das Fontes do lpiranga (PEFI) em São Paulo (SP). Utilizou-se o método de quadrantes, amostrando-se todos os indivíduos vivos com perímetro à altura do peito (PAP) igual ou superior a 15 cm, sendo calculados os principais parâmetros fitossociológicos e dados sobre as classes de diâmetro e de altura. Detectou-se 85 espécies pertencentes a 71 gêneros e 37 famílias. A espécie de maior Índice de valor de importância (IVI) foi Alchomea sídaefolia Muell. Arg. (Euphorbiaceae), típica de áreas em regene ração. Guarea macrophylla Vahl. (Meliaceae), com o segundo maior IVI é espécie característica de subbosque. A área, apesar de degradada, apresenta-se com alto potencial de regeneração natural, baseado fundamentalmente no elevado número de espécies arbóreas encor.itradas e na presença de fontes de sementes próximas (PEFI). Os dados obtidos neste trabalho possibilitarão o monitoramento futuro da área, com abordagem de aspectos ecológicos e sócio-culturais que serão utilizados nos Programas de Educação Ambiental.
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