ESTUDOS FITOSSOCIOLÓGICOS EM UMA ÁREA DO INSTITUTO DE BOTÂNICA DE SÃO PAULO UTILIZADOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Vanir Donizeth Felix Nastri Instituto De Botânica de São Paulo
  • Eduardo Luís Martins Catharino Instituto De Botânica de São Paulo
  • Lucia Rossi Instituto De Botânica de São Paulo
  • Luiz Mauro Barbosa Instituto De Botânica De São Paulo
  • Érika Pirré Instituto De Botânica De São Paulo
  • Cristina Bedinelli Instituto De Botânica De São Paulo
  • Lilian Maria Aspert Instituto De Botânica De São Paulo
  • Ronaldo de Oliveira Dorta Instituto De Botânica De São Paulo
  • Marcelo Pires da Costa Instituto De Botânica De São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.199241307

Palabras clave:

fitossociologia, sucessão, educação ambiental

Resumen

Foi realizado um estudo fitossociológico em tre­chos de mata degradada no Parque Estadual das Fon­tes do lpiranga (PEFI) em São Paulo (SP). Utilizou-se o método de quadrantes, amostrando-se todos os indiví­duos vivos com perímetro à altura do peito (PAP) igual ou superior a 15 cm, sendo calculados os principais parâmetros fitossociológicos e dados sobre as classes de diâmetro e de altura. Detectou-se 85 espécies perten­centes a 71 gêneros e 37 famílias. A espécie de maior Índice de valor de importância (IVI) foi Alchomea sídaefolia Muell. Arg. (Euphorbiaceae), típica de áreas em regene­ ração. Guarea macrophylla Vahl. (Meliaceae), com o segundo maior IVI é espécie característica de sub­bosque. A área, apesar de degradada, apresenta-se com alto potencial de regeneração natural, baseado fundamentalmente no elevado número de espécies ar­bóreas encor.itradas e na presença de fontes de semen­tes próximas (PEFI). Os dados obtidos neste trabalho possibilitarão o monitoramento futuro da área, com abordagem de aspectos ecológicos e sócio-culturais que serão utilizados nos Programas de Educação Ambiental.

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Publicado

1992-06-17

Cómo citar

NASTRI, V. D. F.; CATHARINO, E. L. M.; ROSSI, L.; BARBOSA, L. M.; PIRRÉ, Érika; BEDINELLI, C.; ASPERT, L. M.; DORTA, R. de O.; COSTA, M. P. da. ESTUDOS FITOSSOCIOLÓGICOS EM UMA ÁREA DO INSTITUTO DE BOTÂNICA DE SÃO PAULO UTILIZADOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista del Instituto Forestal, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 219–225, 1992. DOI: 10.24278/2178-5031.199241307. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/307. Acesso em: 15 dic. 2024.