EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Autores/as

  • Isabel Cristina Moura Carvalho Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais - CERIS

DOI:

https://doi.org/10.24278/2178-5031.199244707

Palabras clave:

Educação, cidadania, meio ambiente, ação pol itlca

Resumen

A educação, o meio ambiente e a cidadania são temáticas intimamente articuladas. Uma vez que a prática educativa pode ser definida como constitutiva da esfera pública e promotora da capacidade de agir politicamente, tem como sua dimensão inalienável o exercício da cidadania. O meio ambiente diz respeito aos bens coletivos e a todos os espaços comuns onde convivemos com os outros, por isso é um objeto privilegiado para aAção pol ítica cidadã. Através do conceito de Ação humana, de Hanna Arendt, é possível resgatar a dimensão política do convívio social como atividade principal da condição humana e obter os fundamentos necessários para um novo entendimento da educação como formação para a cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1992-12-19

Cómo citar

CARVALHO, I. C. M. EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA. Revista del Instituto Forestal, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 1081–1085, 1992. DOI: 10.24278/2178-5031.199244707. Disponível em: https://rif.emnuvens.com.br/revista/article/view/707. Acesso em: 15 dic. 2024.